VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

José Eduardo Tolezano

Possui Doutorado em Ciências (Biologia da Relação Patógeno-Hospedeiro) pela Universidade de São Paulo (2000), Mestrado em Ciências Parasitologia pela Universidade de São Paulo (1990), Especialização em Entomologia Epidemiológica pela Universidade de Sâo Paulo (1979), Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Guarulhos (1977), além de vários treinamentos em zimotaxonomia (Instituto Evandro Chagas/The Wellcome Parasitology Unit-1981 e Laboratório de Zimotaxonomia-Instituto Oswaldo Cruz- 1991) e diagnóstico molecular de tripanossomatídeos (Departamento de Parasitologia-ICB/USP - 2000). Atualmente é Pesquisador Científico Senior e Diretor Técnico do Centro de Parasitologia e Micologia do Instituto Adolfo Lutz, Professor/Orientador (Mestrado/Doutorado) do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Coordenadoria de Controle de Doenças da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo; ex-Membro e ex-Presidente de órgão colegiado - CPRTI - Secretaria de Gestão Pública de São Paulo, órgão co-responsável pela formulação e gestão de políticas públicas de C&T e avaliação da produtividade técnico-científica dos Pesquisadores Científicos dos Institutos de Pesquisa Científica e Tecnológica das Secretarias de Agricultura, Meio Ambiente, Saúde e de Planejamento do Estado de São Paulo. Membro do Comitê de Controle da Leishmaniose Visceral Americana no Estado de São Paulo. Presta assessoria científica em Leishmanioses para o Ministério da Saúde. Relator ad hoc de Instituições de Fomento à Pesquisa e Revistas Científicas. Tem experiência na área de Parasitologia, com ênfase em Protozoologia Parasitária Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: Epidemiologia e Diagnóstico laboratorial; Leishmaniose Tegumentar Americana, Estado de São Paulo, Leishmaniose Visceral Americana, Estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo, Doença de Chagas e Trypanosoma cruzi. Atualmente é o Coordenador de Rede Estadual de Laboratórios para o Diagnóstico das Leishmanioses do Instituto Adolfo Lutz. Entre suas linhas de pesquisa inclui ainda temas relacionados à Entomologia Forense. (Fonte: CV Lattes)

R. Inst. Adolfo Lutz, 66 (2007) 2 p. 185-193

Avaliação do diagnóstico da leishmaniose visceral canina com a utilização de teste rápido com antígeno recombinante K39 em regiões endêmicas do estado de São Paulo

C. Bisugo, Márcia; de Fátima L. Araújo, Maria; H. Taniguchi, Helena; Acunha, Elaine; A. Santos, Andréa; Spessoto Junior, Mário; N. Kaneto, Carlos; V. O. Camargo, Cristiane; A. Polizel, Milson; A. N. Vigilato, Marco; M. S. Negreiros, Cláudia; Okagima, Mashami; M. Gonçalves, Nilton; P. Lundstedt, Larissa; M. Andrade, Andréa; M. F. Lima, Valéria; Eduardo Tolezano, J.

Texto completo