VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 185-193

Avaliação do diagnóstico da leishmaniose visceral canina com a utilização de teste rápido com antígeno recombinante K39 em regiões endêmicas do estado de São Paulo

C. Bisugo, Márciade Fátima L. Araújo, MariaH. Taniguchi, HelenaAcunha, ElaineA. Santos, AndréaSpessoto Junior, MárioN. Kaneto, CarlosV. O. Camargo, CristianeA. Polizel, MilsonA. N. Vigilato, MarcoM. S. Negreiros, CláudiaOkagima, MashamiM. Gonçalves, NiltonP. Lundstedt, LarissaM. Andrade, AndréaM. F. Lima, ValériaEduardo Tolezano, J.

Em inquéritos caninos, realizados em municípios paulistas com autoctonia de leishmaniose visceral americana (LVA), o desempenho do teste rápido imunocromatográfico (formato dipstick) empregando antígeno recombinante K39 (rK39) foi realizado em amostras de sangue total e soro de cães. Este teste foi comparado com a técnica de RIFI e com ELISA as quais foram realizadas em amostras de soro. As amostras foram colhidas de 1.333 cães, sendo 1199 selecionados por sorteio em municípios com transmissão de LVA. O grupo controle foi constituído de amostras de 134 cães portadores de outras patologias ou residentes em áreas indenes para LVA, para avaliar a especificidade do teste rápido antirK39. Nos cães selecionados por sorteio, a positividade do teste rápido anti-rK39 foi de 31,3% nas amostras de soro e de 17,4% no sangue total; a RIFI e o ELISA detectaram anticorpos anti-Leishmania em 25,1% e 27,2% das amostras, respectivamente. Todas amostras do grupo controle apresentaram resultados negativos no teste rápido. O teste rápido realizado em amostras de soro apresenta-se como ensaio simples, rápido, de baixo custo e, portanto, adequado para ser empregado como técnica alternativa de triagem diagnóstica em função de sua especificidade para as espécies do complexo Leishmania donovani, responsáveis pela leishmaniose visceral.

Texto completo