VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 167-173

Vinagres de frutas e de cereais de marcas comerciais: avaliação de rótulos sob a visão crítica de consumidores e legislação

Rodas, Maria Auxiliadora de BritoGarbelotti, Maria LimaBarros, Elisabeth Tenreiro de MoraesCaretta, Érica Regina

Vinagres são fermentados acéticos provenientes de cereais, mel, frutas ou outros vegetais. Amostras de vinagres de frutas e cereais, de marcas comerciais, foram avaliadas quanto às opiniões de consumidores e legislação brasileira de rotulagem. No teste de consumidor foi utilizada escala linear não estruturada de 9cm para avaliar a intenção de compra. Em relação às características de rotulagem e embalagem, os resultados revelaram diferenças significativas (p<0,05) entre as distintas marcas. Duas apresentaram maiores notas médias, B (6,38) e F (7,56), em relação às demais marcas. Quanto à análise do rótulo, 66,7% das amostras estavam de acordo com a Resolução RDC 259/2002, do Ministério da Saúde, sendo que ape- I nas duas marcas sabores maçã estavam não conformes (marcas A e B). Apesar da não obrigatoriedade em legislação da inclusão, no rótulo de vinagres, da tabela de informação nutricional, esta constava em uma das marcas sendo vista como ponto positivo pelos consumidores. A adequação da rotulagem à legislação é fator importante na decisão de compra de um produto, podendo como consequência aumentar a segurança e bem-estar do consumidor, além da eficiência do comércio de alimentos. (AU)