VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

Eficiência da compostagem sobre a qualidade do biossólido de esgoto doméstico e resíduos agrícolas, utilizado para cultivo do cogumelo do sol (Agaricus blazei Murril)

Almeida, Anna Christina deDuarte, Eduardo RobsonMorais, Greiciele deSampaio, Regynaldo ArrudaPrates, Fabiano BarbosaVieira, Vanessa AmaroMenezes, Isabela RochaColen, Fernando

A eficácia da compostagem foi estudada para remoção de contaminantes presentes em substratos alternativos contendo lodo de esgoto a serem utilizados para cultivo do cogumelo do sol (Agaricus blazei Murril). Substratos contendo cinco relações de carbono/nitrogênio: 25, 30, 35,40 e 45 eram compostos por cinco combinações diferentes de resíduos agrícolas. O material foi preparado e submetido ao processo de compostagem. Para avaliar a eficiência da remoção de coliformes fecais e aeróbios mesófilos, realizaram-se análises microbiológicas de amostras de cada ingrediente a ser utilizado para preparo dos compostos, de amostras de cada biossólido referentes aos 5 tratamentos com as cinco diferentes relações C/N, antes e após da pasteurização. Amostras dos frutos cultivados nos diferentes substratos também foram analisadas. Ao serem analisados os resultados, observou- se que houve redução na presençade aeróbios mesófilos como de coliforme, em 80% das amostras analisadas. Essa ocorrência de microorganismos permitiu a classificação como lodo A, sendo de uso irrestrito. Não houve contaminação dos frutos cultivados em nenhum dos substratos avaliados. Concluiu-se que o tratamento adotado promoveu a higienização dos substratos tomando os aptos para aplicação no cultivo do cogumelo do sol e demais hortaliças. (AU)