VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 178-183

Avaliação da rotulagem nutricional de produtos perecíveis frios comercializados na cidade do Rio de Janeiro

Conceição, Fernanda Vilares Escaleira daAndrade, Édira Castello Branco de

O consumo de produtos perecíveis frios, tais como queijos, presuntos e embutidos, é cada vez mais freqüente, já que existem vários tipos e preços no mercado, o que faz com que estes gêneros façam parte da alimentação de pessoas de todas as classes sociais, totalizando grande número de consumidores. Na maior parte das vezes esses produtos são comercializados fora da embalagem original e, por isso, devem atender a algumas exigências estipuladas por órgãos fiscalizadores. A rotulagem de um produto é extremamente importante já que fornece informações corretas e claras, proporciona escolha de alimentos mais saudáveis e possibilita a rastreabilidade do produto. No rótulo de produtos perecíveis frios fatiados no ponto de venda devem constar informações como identificação do produto, alguns dados sobre fabricante e estabelecimento fatiador, datas de fatiamento, validade e temperatura de conservação do produto. Neste trabalho foi avaliada a rotulagem nutricional de 92 amostras, em dois lotes, de produtos perecíveis frios (queijos tipos prato e mussarela, presunto, mortadela, salame blanquet de peru peito de peru defumado) fatiados e comercializados em diferentes estabeleci mentos da cidade do Rio de Janeiro. Para esta avaliação, foram utilizadas a Resolução SMG nº 554, da Superintendência de Controle de Zoonoses, Vigilância e Fiscalização Sanitária e a Resolução RDC nº 360 de 23 de dezembro de 2003 da ANVISA. O trabalho concluiu que apenas 50% dos pontos de venda avaliados estavam de acordo com o estabelecido pelas resoluções. O trabalho concluiu que apenas 50% dos pontos de venda avaliados estavam de acordo com o estabelecido pelas resoluções. Com quase três anos de aprovação da norma e, ainda, passados três meses do prazo para adequação das empresas, este resultado mostra falta de fiscalização nos estabelecimentos, o que só prejudica o consumidor.(AU)