VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 34-38

Avaliação do nível de conhecimento dos consumidores de Ipatinga, MG, sobre as características e propriedades de produtos diet e light e a diferença entre ambos

Faria, Monalisa GomesCaldeira, Flaria Vilas Novas DornellasAssis, Eugenia Martins deRodrigues, Fabiana CarvalhoFujii, Julienne Borges

O consumo dos alimentos diet e light cresceu progressivamente nos últimos anos. Trata-se de um mercado novo, que visa atender consumidores especiais e, cada vez mais exigentes com a saúde.O presente estudo teve como objetivo avaliar o comportamento dos consumidores de Ipatinga, em relação aos consumo de produtos diet e light. A metodologia empregada consistiu de um levantamento de dados, através da aplicação de questionário, com 265 indivíduos selecionados aleatoriamente, que se encontravam no centro comercial da cidade de Ipatinga/MG. Dos entrevistados, 53,6%(n=l42) eram do sexo feminino, sendo que 43,4%(n=115)pertenciam à faixa etária de até 25 anos. Do total dos entrevistados, 33,6% (n=89) disseram não saber o que é um alimento diet e 39,3% (n=104) o que é um alimento light, sendo que 47,9% (n=127) fazem a leitura dos rótulos. Foi constatado que 50,6% (n=134) da amostra não sabe qual é a diferença entre as duas categorias, sendo que 29,8% (n=40), que afirmaram desconhecera diferença, são analfabetos e/ou possuem o primeiro grau incompleto; 49,4% (n=131) da amostra afirmaram não consumir alimentos diet e 43,4% (n=115) não consomem alimentos light. Dos entrevistados que fazem uso destes alimentos, apenas 4,1% (n=l1) consomem por recomendação nutricional e 40,7% (n=108) consomem sem nenhum tipo de recomendação. Conclui-se que poucos são os consumidores que sabem diferenciar um produto diet de um light. São necessárias mais ações de educação nutricional que visem orientar a população em relação ao consumo adequado destas categorias de alimentos. (AU)