VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 70-79

Bicarbonato, albumina s�rica bovina e heparina afetam a integridade do acrossomo do espermatozoide bovino p�s-descongela��o?

Z�ccari, Carmem Estef�nia Serra NetoBertozzo, Beatriz RamosShiroma, Monica Yurie MachadoScaldelai, Paulo Roberto RojasCosta e Silva, Eliane Vianna da

O trabalho teve como objetivo avaliar o efeito do bicarbonato, albumina s�rica bovina e heparina sobre a integridade do acrossomo do espermatozoide bovino criopreservado, durante incuba��o in vitro. Doses comerciais de s�men de dez touros foram submetidas �s an�lises de motilidade, vigor, integridade da membrana plasm�tica (eosina/nigrosina-EN) e status acrossomal(trypan blue/Giemsa-TBG), nos momentos p�s-descongela��o, p�s-wash e p�s-incuba��o por 5 horas a 37�C. Ap�s a descongela��o e lavagem por centrifuga��o em solu��o salina 0,9% (wash),as doses foram fracionadas e submetidas aos seguintes tratamentos: Talp-sp (controle); Talp-sp sem bicarbonato; Talp-sp sem albumina s�rica bovina e; Talp-sp acrescido de heparina. Os dados foram submetidos � an�lise de vari�ncia e as m�dias comparadas pelo teste de Duncan. Todas as caracter�sticas esperm�ticas sofreram efeito do tempo de incuba��o, diferindo significativamente dos valores obtidos p�s-descongela��o. Houve efeito significativo de tratamento para rea��o acrossomal verdadeira, com os maiores percentuais nos tratamentos controle (2,72�0,40) e com heparina (2,31�0,44), sendo que este �ltimo n�o diferiu dos demais. Houve intera��o significativa entre os momentos de avalia��o e os tratamentos para a vari�vel rea��o do acrossomo verdadeira, com os maiores valores nos tratamentos controle e com heparina (4,65�0,79 e 4,30�0,94%, respectivamente), n�o havendo diferen�a entre si. De acordo com os resultados obtidos conclui-se que a presen�a do bicarbonato ou da albumina s�rica bovina no meio de cultivo, leva ao aumento de espermatozoides apresentando rea��o do acrossomo verdadeira(AU)

Texto completo