VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 102-107

DIGESTIBILIDADE IN SITU DO SORGO E DESAPARECIMENTO DO NITROGÊNIO AMONIACAL EM VACAS HOLANDESAS ALIMENTADAS COM ZEÓLITA E URÉIA.

Ribeiro, Felipe AzevedoMorais, Jozivaldo Prudêncio Gomes deCardoso, Rodrigo DonizetiSouza, Gilberto Batista deEsteves, Sérgio NovitaBernardi, Alberto Carlos de Campos

O objetivo do trabalho foi avaliar a digestibilidade in situ da matéria seca do sorgo e o desaparecimento do nitrogênio amoniacal em vacas holandesas fistuladas alimentadas com zeólita e uréia. Foram utilizadas dietas isoprotéicas e isoenergéticas e com zeólita (400g/dia) e sem zeólita. Foram avaliados pH e dinâmica do nitrogênio no rúmen e digestibilidade in situ. Os resultados indicaram que a utilização da zeólita natural misturadas à uréia proporcionou a maior disponibilidade de amônio no rúmen. O comportamento do pH ruminal não foi afetado com a inclusão da zeólita estilbita na composição das dietas. A suplementação com zeólita na dieta com uréia levou à menor digestibilidade in situ da matéria seca do sorgo (planta) e menor digestibilidade da FDNi.

Texto completo