VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 3201-3218

Influência da glicinabetaína aplicada via foliar no crescimento, rendimento e alguns atributos fisiológicos e bioquímicos essenciais da uva (Vitis vinifera L)

Waheed, HasnainKhan, Hafiz Muhammad TayyabJavaid, Muhammad MansoorBalal, Rashad MukhtarShahid, Muhammad AdnanNadeem, MubasharKhan, Bilal AhmadAmin, Muhammad Mohsin

A glicina betaína (GB) desempenha um papel fundamental para mitigar o impacto oposto de vários estresses ambientais em várias culturas agrícolas. O objetivo desta pesquisa foi examinar a resposta da uva (Vitis vinifera L.) à aplicação foliar de GB. Diversos níveis de GB (0, 10, 20 e 30 mM) foram aplicados três vezes com intervalo de 15 dias à videira cv. King's Ruby. Todos os níveis de GB melhoraram os atributos fisiológicos, bioquímicos e de crescimento da uva. Em comparação ao tratamento controle, a pulverização foliar de GB aplicada à 30 mM aumentou o número de folhas / videira, área foliar e número de ramos / planta recém-emergidos em 20,55%, 12,28% e 48,13%, respectivamente. O pH do suco de uva diminuiu com o aumento dos níveis de GB. No entanto, sólidos solúveis totais, conteúdo de clorofila total, rendimento de uva e taxa de fotossíntese foram registrados no máximo com pulverização foliar de GB aplicada a 30 mM. O modelo de regressão previu que cada incremento no nível de GB aumentava o número de folhas/planta e o número de ramos/planta recém-emergidos em 1,8 e 0,7, respectivamente. Assim, conclui-se que a aplicação exógena GB aplicada à 30 mM pode ser mais útil para obter o crescimento e a qualidade ideais das uvas.(AU)

Texto completo