VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 181-190

Morfologia, morfometria e integridade da membrana de espermatozoides epididimários de paca (Cuniculus paca, Linnaeus 1766)

Santos, Patrícia Andrade dosRibeiro, Vânia Maria FrançaAlves, Augusto Luiz FainoSilva, Vanessa Lima daNascimento, Breno Kalyl FreitasSatrapa, Rafael AugustoSouza, Fernando Andrade

Com o objetivo de avaliar a morfologia, a morfometria e a integridade de membrana dos espermatozoides epididimários de paca, células espermáticas oriundas da cauda do epidídimo foram obtidas de cinco animais pelo método de flutuação, utilizando os diluidores ACP-123 ® e Botusemen Special®, coradas em Panótico rápido e Eosina-Nigrosina. Os dados foram analisados por estatística descritiva e teste t de Student. A morfologia de 200 espermatozoides corados em Panótico rápido evidenciou que os mesmos possuíam: cabeça ovalada com três vesículas na região acrossomal, peça intermediária, cauda alongada, sendo os defeitos celulares de 27%. A morfometria de 100 células espermáticas (efetuada com microscópio óptico e softwares EZ Leica LAS de aquisição de imagens para sistemas operacionais Windows) apresentou as seguintes medidas (média ± d.p): comprimento total 43,87 ± 4,91 µm, cabeça 7,54 ± 0,82 µm, peça intermediária 5,35 ± 0,83 µm, cauda 30,72 ± 2,55 µm e largura da cabeça 5,30 ± 0,68 µm. Das 2.000 células coradas em Eosina-Nigrosina para avaliação da integridade da membrana, 83,8 % das diluídas em ACP 123 ® e 72,9 % das diluídas em Botusemen® estavam com as membranas intactas. Os resultados sugerem que espermatozoides epididimários de pacas podem ser utilizados em técnicas de reprodução assistida, agregam conhecimentos a esta área e suscitam novos estudos sobre o papel das três vesículas acrossomais características nesta espécie.(AU)

Texto completo