VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 293-304

Assimetria de informação entre produtores de leite no estado do Paraná

Casali, MarcelaMendonça, Bruna Sesco deBrito, Marcel Moreira deSantos, Marcio Gregório Rojas dosLima, Pedro Gustavo LoesiaSiqueira, Tiago Teixeira da SilvaDamasceno, Julio CesarBánkuti, Ferenc Istvan

A produção de leite no Estado do Paraná apresenta importância social e econômica. Entretanto, ao longo dos últimos anos, parte dos produtores de leite tem deixado a atividade por não conseguir atender demandas institucionais e de mercado voltadas a escala de produção e qualidade do leite. Nestas relações, entre produtores de leite, mercado e ambiente institucional, problemas de assimetria de informação podem estar presentes. A assimetria de informação pode ser caracterizada quando um agente possui maior grau de informação do que outro em uma dada transação-relação de compra e venda, ou quando as informações transferidas por um dos agentes são imperfeitas - apresentam falhas. Havendo assimetria de informação, ações oportunistas ou falhas na relação podem surgir. A assimetria de informação pode ser minimizada para produtores de leite que participam de arranjos horizontais na produção - cooperativas e associações. Diante deste contexto, buscou-se comparar a assimetria de informação entre produtores de leite que participam de arranjos horizontais e aqueles que não participam, em suas relações com a indústria de laticínios e no atendimento das normas legais para qualidade do leite. Foram aplicados 204 formulários semiestruturados em sistemas produtivos leiteiros SPL paranaenses. Nestes foram coletadas variáveis estruturais e produtivas dos sistemas leiteiros bem como variáveis sociais dos produtores rurais. Além dessas, foram coletadas variáveis sobre as relações entre produtores de leite e a indústria, bem como sobre o conhecimento do produtor rural diante de normativas que regulamentam a produção de leite. Essas últimas variáveis foram submetidas à técnica de Análise Fatorial Comum (AFC). Quatro fatores foram gerados, F1: requisitos institucionais, F2: assistência técnica do comprador, F3: capacitação técnica e F4: confiança no comprador. Pôde-se concluir que produtores de leite que não participam...(AU)

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