VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 1417-1426

Patogenicidade e virulência de nematoides entomopatogênicos contra Dichelops melacanthus Dallas (Hemiptera: Pentatomidae)

Guide, Bruna AparecidaAlves, Viviane SandraFernandes, Thiago Augusto PaesMarcomini, Matheus CorsetiMeneghin, Ana MariaNeves, Pedro Manuel Oliveira Janeiro

Infestações e danos de Dichelops melacanthus (Dallas) (Hemiptera: Pentatomidae), na cultura do milho e trigo no Brasil tem aumentado nos últimos anos, principalmente devido à sua capacidade de sobreviver ao período de entressafra. O controle deste inseto é realizado principalmente com inseticidas químicos, porém o desenvolvimento de métodos alternativos, como o controle biológico, pode contribuir para um manejo mais sustentável. Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar o potencial de nematoides entomopatogênicos (NEPs) no controle de D. melacanthus. O teste de seleção foi realizado com 15 isolados dos gêneros Steinernema e Heterorhabditis quanto à patogenicidade e virulência sobre adultos de D. melacanthus. Foram realizados, também, teste de concentrações (10, 20, 40, 50 e 100 juvenis infectantes (JIs)/cm²) e teste em casa-de-vegetação, nos quais utilizou-se apenas o isolado Steinernema feltiae (IBCB-n 47). Todos os experimentos foram conduzidos em delineamento inteiramente casualizado. Os dados do teste de seleção foram submetidos ao teste de médias de Scott-Knott (P ≤ 0,05) e os do ensaio em casa-de-vegetação ao Teste-t de Student. Os resultados do ensaio de concentrações foram submetidos à análise de regressão. Todos os isolados apresentaram patogenicidade e virulência sobre adultos de D. melacanthus. Os isolados GL (Heterorhabditis amazonensis), IBCB-n27 (Steinernema sp.) e RSC05 (H. amazonensis) foram os mais virulentos (80,0; 82,0 e 88,0% de mortalidade respectivamente). As concentrações mais altas de S. feltiae (50 e 100 JIs/cm²) foram responsáveis pelas maiores taxas de mortalidade dos percevejos (88,0 e 86,0% respectivamente). No teste realizado em casa-de-vegetação, S. feltiae causou mortalidade (38%) superior ao controle.(AU)

Texto completo