VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 539-554

Cotesia flavipes Cameron (Hymenoptera: Braconidae) altera nutrientes na hemolinfa, corpo gorduroso e citoquímica de hemócitos em Diatraea flavipennella Box (Lepidoptera: Crambidae)

Passos, Eliana Maria dosWanderley-Teixeira, ValériaPorto, Ana Lucia FigueiredoMarques, Edmilson JacintoTeixeira, Álvaro Aguiar CoelhoSilva, Flávio Silva Oliveira

A interação nutricional e fisiológica depende da história evolutiva da interação entre hospedeiro e parasitoide, sendo a regulação do hospedeiro pelo parasitoide espécie-específica. Cotesia flavipes Cameron foi introduzida no Brasil na década de 70 para o controle do complexo de brocas Diatraea, contudo Diatraea flavipennella Box é restrita ao Brasil. Assim, este estudo investigou as possíveis alterações nutricionais da hemolinfa e do corpo gorduroso, e citoquímica dos hemócitos de D. flavipennella parasitada por C. flavipes. Os níveis de nutrientes foram quantificados por meio de testes colorimétricos da hemolinfa e corpo gorduroso. Já os níveis de glicanos ácidos, mucina e lipídeo foram investigados, somente nos hemócitos, utilizando técnicas citoquímicas. Adicionalmente, cortes histológicos da lagarta parasitada e não parasitada foram preparados para observar alterações no volume e na presença de glicogênio no corpo gorduroso. Os resultados mostraram uma redução na concentração de proteína e lipídeos na hemolinfa de lagartas parasitadas. O parasitismo reduziu os níveis de carboidratos totais, glicogênio e proteína no corpo gorduroso e consumiu quase todo o corpo gorduroso perivisceral. Parasitismo alterou a citoquímica dos hemócitos, reduzindo glicanos ácidos em prohemócitos e oenocitóides, mucina em plasmatócitos e granulócitos, e lipídeos em adipohemócitos, granulócitos e...(AU)

Texto completo