Caracterização molecular de Cryptosporidium em bezerros de assentamentos rurais da região Noroeste do estado de São Paulo, Brasil

Matos, Lucas Vinicius Shigaki deSilveira Neto, Luiz daOliveira, Bruno César MirandaMakatu, Miriam YumiPierucci, Julia CestariViol, Milena AraúzGomes, Jancarlo FerreiraOliveira, Gilson Pereira deWidmer, GiovanniBresciani, Katia Denise Saraiva

O estudo foi realizado num total de 25 propriedades localizadas nos assentamentos São José I e Salvador, situados nos municípios de Brejo Alegre e Birigui, no estado de São Paulo. Um registro de variáveis foi elaborado, incluindo dados como sexo, raça e idade dos animais. Foram colhidas 231 amostras de fezes de bovinos de um a seis meses de idade, sendo 128 fêmeas e 103 machos, 131 mestiços e 100 da raça Holandesa. Entre os 231 bovinos examinados, 17 (7,36%) foram positivos para Cryptosporidium spp. tanto pela coloração negativa de verde malaquita como pela nested-PCR. Das 17 amostras positivas, 14 apresentaram amplificação pela eletroforese em gel de agarose suficiente para fazer o sequenciamento de DNA. Essas sequências foram detectadas similaridade genética entre 99% e 100% com as seguintes espécies. Uma sequência foi semelhante com C. parvum (referência: AB513880.1), uma com C. bovis (MF074602.1), duas com C. ryanae (KT922233.1), uma com C. felis (KM977642.1) e nove foram semelhantes com C. andersoni (MF350628). O estudo caracteriza a presença do Cryptosporidium spp. em bovinos oriundos de propriedades produtoras de leite na região Noroeste do estado de São Paulo, sendo o C. andersoni a espécie mais prevalente nesses animais, principalmente em uma faixa etária diferente das descritas por diversos autores. A presença de C. parvum indica que os bezerros da região estudada devem ser considerados como uma fonte potencial de oocistos de espécies zoonóticas. Identificamos com ineditismo o C. felis em bovinos na América, o que corrobora outros estudos realizados na Polônia e Espanha e evidencia a presença de espécies de Cryptosporidium em fezes em hospedeiros não naturais.(AU)