VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 1189-1198

Composição nutricional e características fermentativas da silagem de capim Massai adicionada com torta de licuri (Syagrus coronata)

Oliveira, Ronaldo LopesRibeiro, Ossival LolatoBagaldo, Adriana ReginaBorja, Máikal SousaCorreia, Bráulio RochaLima, Luciano dos SantosAlba, Henry Daniel RuizLeite, Vagner MaximinoBezerra, Leilson Rocha

Este estudo avaliou o melhor teor de inclusão da torta de licuri (Syagrus coronata) em silagem de capim massai (Megathyrsus maximus) através da composição química e qualidade de fermentação da silagem. O experimento foi conduzido na Fazenda Experimental da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal da Bahia. Os tratamentos foram compostos por capim massai cortado aos 40 dias e a adição de torta de licuri nos teores 0, 80, 160 e 240 g kg-¹ de MS. Após a mistura, o material foi conservado em silos experimentais, que foram abertos após 76 dias. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com quatro tratamentos e quatro repetições. Os dados foram analisados por análise de variância e regressão. A adição de torta de licuri promoveu incremento linear (P < 0,01) nos teores de matéria seca, proteína bruta, extrato etéreo, nutrientes digestíveis totais, pH, N-NH3, ingestão de matéria seca, matéria seca digestível e índice de forragem da silagem de capim massai. Houve uma redução linear nos teores de cinzas, fibra em detergente neutro, fibra em detergente ácido, hemicelulose e celulose (P < 0,01). Não houve diferenças no conteúdo de carboidratos não fibrosos (P = 0,356) e lignina (P = 0,432). Recomenda-se a inclusão de 240 g kg-¹ de MS de torta de licuri em silagem massai, pois proporciona melhora na composição química, no consumo de matéria seca, na matéria seca digestível e no índice de valor de forragem.(AU)

Texto completo