VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 1133-1144

A competição entre soja e leiteira com resistência de nível baixo e suscetível ao glyphosate interfere na fisiologia e metabolismo secundário?

Ulguim, André da RosaAgostinetto, DirceuOliveira, Claudia deRuchel, QueliSilva, Jessica Dias Gomes daVargas, LeandroAvila, Luis Antonio

A leiteira (Euphorbia heterophylla L.) apresenta elevado potencial de redução da produtividade de soja, sendo uma planta de difícil controle devido aos casos de resistência a herbicidas. Os objetivos desse trabalho foram determinar a alteração nos parâmetros fisiológicos fotossintéticos, o conteúdo de metabólitos secundários, os danos celulares e a atividade do sistema antioxidante em soja e em biótipo de leiteira resistente de nível baixo ou suscetível ao glyphosate, quando em competição com a soja. Foram realizados dois experimentos em casa de vegetação, em série de substituição, com a competição de soja com o biótipo resistente de nível baixo (experimento I) ou suscetível (experimento II). Os tratamentos constaram das proporções de plantas de soja e leiteira 100:0 (estande puro de soja), 50:50, e 0:100% (estande puro de leiteira); e, das diferentes épocas de condução dos experimentos (safras 2013/14 e 2014/15). Foram analisados o teor de clorofila e carotenoides, fenóis totais, peróxido de hidrogênio, peroxidação lipídica e atividade das enzimas catalase, ascorbato peroxidase e superóxido dismutase. A competição de soja com os biótipos de leiteira, em geral, não alterou os parâmetros fotossintéticos e o teor de pigmentos fotossintéticos da cultura. Para os biótipos da planta daninha, a competição com a soja interferiu negativamente na fotossíntese, havendo maiores perdas de clorofilas e carotenoides para o biótipo suscetível quando em competição com a soja, sendo o contrário observado para o biótipo resistente de nível baixo. Não foram observados danos celulares ou alteração na atividade das enzimas do sistema antioxidante, indicando não haver estresse oxidativo.(AU)

Texto completo