VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 1051-1058

Atividade de extratos vegetais aquosos sobre Bacillus thuringiensis e a interação destes sobre Anticarsia gemmatalis (Lepidoptera: Erebinae)

Vilani, AndréiaLozano, Everton RicardiPotrich, MicheleGouvea, Alfredo deMaia, Fabiana Martins CostaAlves, Luis Francisco AngeliLima, Jackeline Dall Agnol de

A associação de extratos vegetais e B. thuringiensis pode ser importante em situações que em que se necessite controlar diferentes espécies de insetos-praga e ou insetos em diferentes fases de desenvolvimento. No entanto, os extratos podem apresentar diferentes efeitos sobre B. thuringiensis, comprometendo o seu modo de ação. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de extratos vegetais aquosos sobre Bacillus thuringiensis subesp. kurstaki (Btk) e a interação destes sobre Anticarsia gemmatalis (Lepidoptera: Erebinae). Foram utilizados extratos vegetais aquosos de pitanga (Eugenia uniflora), pimenta (Capsicum baccatum), trombeta (Brugmansia suaveolens) e uva-do-japão (Hovenia dulcis), na concentração de 5%. Para estudar a comaptiilidade a B. thuringiensis, os extratos foram misturados com Thuricide® (Btk) e, os parâmetros avaliados foram unidades formadoras de colônia (UFC mL-1) para esporos e, para cristais, a mortalidade de A. gemmatalis. Os extratos de pitanga, pimenta e uva-do-japão inibiram totalmente a formação de UFC mL-1 de Btk e, apenas o extrato de pitanga afetou negativamente a toxicidade dos cristais de Btk, com redução significativa da mortalidade de A. gemmatalis (20,40%), em relação à testemunha Btk (79,44%). Na associação entre os extratos de pitanga, pimenta e uva-do-japão com B. thuringiensis estes interferem negativamente na formação de UFC e o extrato de pitanga apresenta efeito negativo para a ação dos cristais.(AU)

Texto completo