VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 1801-1810

Pós inertes sozinhos ou em combinação com óleo de neem no controle de lagartas de Spodoptera eridania e Spodoptera frugiperda (Lepidoptera: Noctuidae)

Christiane Constanski Silva, KellyZorzetti, JanainaHelena Santoro, PatriciaThibes Hoshino, AdrianoManuel Oliveira Janeiro Neves, Pedro

Estudos em laboratório foram realizados para avaliar o potencial dos pós inertes: bentonita, caulim e da terra de diatomáceas (TD), na forma sólida e em suspensão aquosa isoladamente e associados ao óleo de nim no controle das lagartas de segundo instar de Spodoptera eridania e Spodoptera frugiperda. Nas aplicações como pó, observou-se 100% de mortalidade para S. eridania nas concentrações de 1,5 e 2,0 g de bentonita e de 93,3% para S. frugiperda na concentração de 2,0 g. A TD na maior concentração (2,0 g) causou 76,2% de mortalidade em S. eridania e 46,6% de S. frugiperda. O caulim, em todas as concentrações, foi o único tratamento que não diferiu da testemunha para S. eridania, mas foi diferente, na maior concentração para S. frugiperda. Quando as plantas foram tratadas, lagartas de S. eridania alimentadas no tratamento TD, tiveram um aumento de dois dias no período larval. Para a razão sexual, a porcentagem de machos foi maior nos tratamentos com caulim para ambas as espécies. Quando os pós foram aplicados em suspensão em água separadamente ou em combinação com óleo de nem, os melhores resultados foram observados na combinação bentonita (10%) + nem, com 100% de mortalidade para ambas as espécies e caulim (10%) + nem com 78,5% e 95,6% de mortalidade para S. frugiperda e S. eridania, respectivamente. Estes tratamentos foram classificados como não aditivos sinérgicos.

Texto completo