VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 807-818

Parâmetros sanguíneos de ovinos com alta infecção por Haemonchus contortus e tratados com cogumelo do sol (Agaricus blazei)

Bastos, Gabriela AlmeidaSoares, Ana Cláudia MaiaVieira, Thallyta MariaCândido, Renata Cristina de SouzaMorais-Costa, FranciellenVasconcelos, Viviane de OliveiraOliveira, Neide Judith FariaDuarte, Eduardo Robson

Avaliou-se os parâmetros sanguíneos e parasitológicos de ovinos infectados experimentalmente com Haemonchus contortus e tratados com “cogumelo do sol” (Agaricus blazei). Cordeiros infectados com o nematódeo foram distribuídos em três grupos: tratados com pó do basidiocarpo do fungo, vermifugados com triclorfon e grupo controle, que não recebeu anti-helmíntico. Utilizou-se delineamento em parcelas subdivididas, sendo os tratamentos as parcelas e quatro períodos de coletas, as subparcelas. Verificou-se interação dos tratamentos e dos períodos de coleta para o número de ovos por grama de fezes (OPG). O tratamento com “cogumelo do sol” apresentou eficácia anti-helmíntica variando de 28,6% a 54,2%, entretanto o desempenho foi semelhante entre os grupos. Verificou-se interação significativa dos tratamentos e os períodos avaliados para as contagens de eritrócitos, o valor do hematócrito e as concentrações séricas de albumina e ureia. Os valores do volume corpuscular médio, da amplitude de distribuição de eritrócitos, as contagens de leucócitos, neutrófilos, linfócitos, monócitos e eosinófilos, bem como o volume plaquetário médio variaram entre os dias de coleta. A administração do “cogumelo do sol” reduziu o OPG, não influenciou a contagem de eritrócitos e o valor do hematócrito, que estiveram dentro dos limites da normalidade, e aumentou significativamente as concentrações séricas de albumina.(AU)

Texto completo