VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 867-876

Caracterização de cálculos vesicais e urinálise em coelhos (Oryctolagus cuniculus) submetidos a alotransplante parcial de vesícula urinária e tratados com células-tronco mesenquimais alogênicas derivadas do tecido adiposo (ADSCs)

Pinto Filho, Saulo Tadeu LemosDalmolin, FabíolaPinho, Renata MedinaGiglio, Camila FeltrinFelin, Diandra VisentiniFaria, Kamila Lopes deVargas, Aline da RosaBrun, Maurício VelosoVaz, Marcos André BrazPippi, Ney Luis

A litíase vesical pode ser um achado comum quando se faz a reconstrução da bexiga, condição que pode estar associada a alterações precoces como cristalúria e presença de depósito de sais. O objetivo deste artigo é caracterizar os cálculos e a urinálise de coelhos domésticos submetidos a alotransplante de vesícula urinária e tratados com células-tronco alogênicas derivadas do tecido adiposo (ADSCs). Foram utilizados 25 coelhos Nova Zelândia Branco, os quais foram submetidos a alotransplante parcial de bexiga e tratados com ciclosporina (GCi) ou células-tronco mesenquimais (GCe) como agentes imunossupressores. Houve menor número de animais com cálculo vesical no grupo tratado com ADSCs (33.3%), sendo cálcio o mineral mais frequentemente observado; na urinálise, os animais tratados com ADSCs não demonstraram hematúria e/ou bacteriúria. As ADSCs podem ser uma alternativa à ciclosporina para imunossupressão após alotransplante de bexiga.(AU)

Texto completo