VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 17-24

Desenvolvimento e reprodução de Ceraeochrysa cubana (Neuroptera: Chrysopidae) alimentado com Aleurocanthus woglumi (Hemiptera: Aleyrodidae)

Oliveira, Robério deBarbosa, Vinícius de OliveiraVieira, Daniele LavraOliveira, Flávia Queiroz deBatista, Jacinto de LunaBrito, Carlos Henrique de

Avaliou-se o desenvolvimento e reprodução de Ceraeochrysa cubana quando alimentado com a mosca-negra-dos-citros Aleurocanthus woglumi. O estudo foi conduzido no Laboratório de Entomologia do Departamento de Fitotecnia e Ciências Ambientais da Universidade Federal da Paraíba Areia/ PB. Utilizou-se o delineamento experimental inteiramente casualizado. A pesquisa foi realizada em câmaras climatizadas, reguladas à 26 ± 2ºC, umidade relativa de 70 ± 10% com fotofase de 12 horas. Os tratamentos foram constituídos pelos seguintes alimentos: ovos, ninfas de 1º, 2º, 3º, 4º instares e diferentes ninfas (1º, 2º, 3º e 4º instares), tendo como testemunha ovos de Sitotroga cerealella. A duração larval para o 1º ínstar de C. cubana foi de 5,8 a 10,7 dias; no 2º ínstar de 6,0 a 13,3 dias e no 3º ínstar de 8,2 a 18,5 dias. As larvas de C. cubana foram inviabilizados quando o alimento foi exclusivamente ovos de A. woglumi, considerando-se que não houve alimentação por parte do predador. A espécie C. cubana ao consumir diferentes ninfas (1º, 2º, 3º e 4º instares) da mosca-negra-dos-citros apresentou menor período de pré-pupa e longevidade quando comparado ao alimento ovos de S. cerealella, não afetando a razão sexual e o período de oviposição, contudo ocorrendo alterações no período de pré-oviposição, número total de ovos e número de ovos viáveis.(AU)

Texto completo