VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 3553-3566

Caracterização e atividade de isolados de fungos entomopatogênicos sobre a ampola da erva-mate Gyropsylla spegazziniana (Lizer & Trelles) (Hemiptera: Psyllidae)

Formentini, Marina AndressaAlves, Luis Francisco AngeliSchapovaloff, Maria ElenaMamprim, Ana PaulaBonini, Andrea KusumotaPinto, Fabiana Gisele da Silva

A erva-mate (Ilex paraguariensis St. Hil.) é uma cultura nativa do Sul do Brasil, tendo grande importância socioeconômica também para o Paraguai e Argentina. Uma das principais pragas da cultura é a Gyropsylla spegazziniana (Hemiptera: Psyllidae), e pelo fato de não existirem inseticidas registrados para essa praga no Brasil, o uso de fungos entomopatogênicos pode ser uma alternativa para o seu controle. O objetivo desse trabalho foi caracterizar isolados dos fungos entomopatogênicos Beauveria spp., Metarhizium anisopliae, Isaria spp. e Lecanicillium spp. sobre G. spegazziniana. Para tal, ninfas de 5o ínstar foram transferidas para mudas de erva-mate, seguido da pulverização das suspensões de conídios (1 × 109 conídios mL-1), e então as mudas foram acondicionadas em gaiolas de PVC (cloreto de polivinila), e mantidas em sala climatizada (26 ± 1C; 12h00 de fotofase e U.R. 60 ± 10%). A mortalidade dos insetos foi avaliada diariamente, por 10 dias, e os isolados selecionados foram comparados entre si por meio do crescimento vegetativo, produção de conídios em meio sintético e em arroz, atividade inseticida e análises moleculares, utilizando-se o sequenciamento da região rDNA-ITS e marcadores RAPD. O gênero Beauveria spp. foi o mais eficiente, em especial o isolado Unioeste 44 que apresentou a maior mortalidade total sobre G. spegazziniana (81.7%) e uma das maiores produções de...(AU)

Texto completo