VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 3129-3138

Diagnóstico molecular do granuloma lepróide canino, a partir de cortes histológicos emblocados em parafina, pela técnica de reação em cadeia de polimerase (Pcr) estudo retrospectivo (2002-2009)

Maruyama, SimoniBrandão, Paulo EduardoCastro, Alessandra Marnie Martins Gomes deMichalany, Nilceo SchweryFyfe, JanetMalik, RichardLarsson, Carlos Eduardo

O Granuloma lepróide canino (GLC) ou lepra canina consiste em micobacteriose, com quadro dermatopático que conta com aspectos ainda obscuros, principalmente quanto ao seu modo de transmissão e agente etiológico envolvido. Com a finalidade de se verificar a caracterização gênica da micobactéria em questão, procedeu-se estudo a partir de cortes histológicos, de animais com diagnóstico estabelecido da enfermidade. A amostragem foi composta de 13 cães, atendidos no Serviço de Dermatologia do HOVET/USP. Tal material foi posteriormente submetido às técnicas de reação em cadeia de polimerase (PCR), nested e em tempo real. O método da PCR nested confirmou a presença do agente em apenas 18,7% dos animais. Enquanto que, em 69,2% das amostras, o DNA da micobactéria envolvida foi detectado pela PCR em tempo real, demonstrando ser neste estudo, o método de maior sensibilidade. Pôde-se concluir ainda que a espécie de micobactéria causadora do Granuloma lepróide canino nos cães brasileiros possui homologia gênica de 100%, quando comparada às amostras provindas de animais de estudos estrangeiros.(AU)

Texto completo