VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 3777-3786

Diagnóstico molecular da leishmaniose visceral canina através da técnica de sonda de nanopartículas de ouro (AuNPprobes)

Marcela Assunção Rosa, Janainado Bom Parto Ferreira de Almeida, ArleanaCésar Tavares Carvalho, RicardoNatasha Santos Brandão, LailaCamara Pitchenin, LetíciaSérgio Magalhães Rocha, IcaroRégia Franco Sousa, ValériaDutra, ValériaNakazato, Luciano

O objetivo da presente pesquisa foi avaliar comparativamente os métodos diagnósticos da Leishmaniose Visceral Canina (LVC), utilizando-se a reação de imunofluorescência indireta (RIFI), a sonda de Nanopartículas de Ouro (AuNPprobes) e a PCR em amostras de fígado. Foram analisadas 25 amostras de animais positivos pela RIFI e 10 amostras de animais negativos à PCR. A AuNPprobes utilizada baseou-se na sequência de kDNA específico para Leishmania infantum. Os resultados demonstraram que ao ser comparada com a RIFI a AuNPprobes apresentou sensibilidade e especificidade de 56% e 80%, respectivamente. Já ao ser comparada à PCR, a AuNPprobes apresentou sensibilidade de 68% e especificidade de 81%. A AuNPprobes pode ser uma alternativa aos métodos de diagnósticos tradicionais (PCR e RIFI), devido a sua facilidade de execução, rapidez, baixo custo e necessidade de pouca infraestrutura laboratorial.

Texto completo