VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 241-252

Elaboração de caldo de peixe em cubos compactados utilizando pirambeba (Serrasalmus brandtii) e tilápia (Oreochromis niloticus)

Felipe Freitas Fabrício, LuisEmília Sousa Gomes Pimenta, MariaAbreu Reis, TatianaCarvalho Mesquita, TacieneLumi Fukushima, KatiaMaria Evangelista Oliveira, RoseaneGilberto Zangeronimo, Márcio

Caldos em cubos compactados são temperos muito apreciados por seu baixo custo e por conferir sabor a pratos geralmente à base de carboidratos. Objetivou-se elaborar caldos em cubos compactados, explorando as características nutricionais da pirambeba (Serrasalmus brandtii) e tilápia (Oreochromis niloticus), visando um novo produto para o mercado de temperos, além de contribuir para um correto destino de resíduos da indústria pesqueira. Foi elaborada uma formulação padrão onde 30% desta foi substituída pelas diferentes formas de processamento das espécies utilizadas, resultando em diferentes caldos de peixe, para os quais foram realizadas as análises de interesse. A composição centesimal dos temperos contendo espécies tilápia e pirambeba não apresentaram grandes diferenças, o que comprova que outros peixes ou resíduos da indústria pesqueira também podem contribuir para a fabricação de caldos. O caldo comercial apresentou menor variedade de ácidos graxos poli-insaturados, além de baixo teor dos minerais cálcio e fósforo e maior de extrato etéreo quando comparados com os caldos de peixe elaborados. 

Texto completo