VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 1555-1564

Desempenho e qualidade dos ovos de poedeiras comerciais leves submetidas a dietas contendo torta de nabo forrageiro (Raphanus sativus)

Waine Pinheiro, JoãoAparecida Nicolao Fonseca, NilvaMaria Bridi, AnaAbércio da Silva, CaioOba, AlexandreGonçalves de Medeiros, LaraLidiany Lima de Oliveira, Michely

O experimento foi conduzido com o objetivo de avaliar os efeitos da inclusão da torta de nabo forrageiro, TNBF, (0, 5, 10, 15 e 20%) na ração sobre os parâmetros produtivos e qualidade dos ovos de galinhas poedeiras. Foram utilizadas 240 poedeiras comerciais leves, entre 52 e 60 semanas de idade, uniformizadas por peso e postura, dispostas em um delineamento experimental inteiramente casualizado, com seis repetições de oito aves por tratamento. O experimento teve duração de oito semanas, dividido em quatro períodos de duas semanas cada. Houve efeito da TNBF (P 0,05) sobre o consumo de ração, porcentagem de postura, massa dos ovos, índices de cor e avaliação sensorial. Não houve efeito dos tratamentos para conversão alimentar e peso dos ovos. O uso da torta de nabo forrageiro na ração de galinhas poedeiras afeta negativamente os parâmetros produtivos e a qualidade sensorial dos ovos.

Texto completo