VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 1149-1156

Infecção de cães domésticos (Canis lupus familiaris, Linnaeus, 1758) da região metropolitana de Guaratuba, Paraná, Brasil por microfilárias circulantes de Acanthocheilonema reconditum (Grassi, 1899)

Carlos Leite, LuizLuz, EnnioMaris Cirio, SilvanaCirio Leite, Marcellede Paula Molinari, HermínioCarolina Bazo Zadorosnei, AnaMaria Ferreira de Souza Oliveira, TriciaCirio Leite, Selene

Os quadros epidemiológicos das zoonoses periodicamente sofrem modificações em alguns de seus aspectos, envolvendo a emergência ou reemergência de agravos à saúde do homem e dos animais. Neste cenário sujeito a rápidas transformações, a análise da prevalência de doenças, a exemplo das filarioses diagnosticadas em cães no litoral do Estado do Paraná, apresenta significada relevância. O presente estudo foi realizado com 422 cães e teve como objetivo determinar a prevalência de microfilárias circulantes de Acanthocheilonema reconditum tanto nos animais alojados no canil municipal, como naqueles domiciliados no bairro COHAPAR II, ambos localizados na região metropolitana da cidade de GuaratubaParaná, através de dois exames hematológicos: avaliação do sangue a fresco pela técnica da gota espessa e método de Knott modificado por Newton e Wright. Trinta dos animais avaliados (7,10%), 22 machos e oito fêmeas, foram positivos para microfilárias de A. reconditum.

Texto completo