VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 147-156

Variabilidade genética de isolados de Beauveria spp. e virulência ao cascudinho Alphitobius diaperinus Panzer (Coleoptera: Tenebrionidae)

Guilherme Pinto de Oliveira, DaianGisele da Silva Pinto, FabianaGomes Barcellos, FernandoFrancisco Angeli Alves, LuisHungria, Mariangela

A variabilidade genética de 13 isolados de Beauveria spp. foi avaliada por meio da técnica de RAPD, para verificar se há relação entre o perfil molecular e a origem geográfica dos isolados, hospedeiro inicial e virulência ao cascudinho dos aviários (Alphitobius diaperinus). Os bioensaios de virulência foram realizados com larvas e adultos do inseto, utilizaram-se os fungos na concentração de 109 conídios ml-1 e a mortalidade dos insetos foi avaliada durante dez dias. Com a técnica de RAPD foram testados 50 primers, dos quais sete apresentaram padrões de bandas consistentes. Pela análise dos perfis gerados observou-se a separação em dois grupos com nível de similaridade superior a 60%, sendo que em um deles agruparam-se somente os isolados de cascudinho, com similaridade de 72%. Verificou-se relação entre o hospedeiro original dos isolados avaliados e o perfil molecular gerado nas análises. Não foi constatada qualquer relação entre os perfis moleculares e a região geográfica de procedência ou virulência ao inseto. Os resultados demonstraram que os isolados coletados em regiões próximas podem apresentar grande variabilidade genética.

Texto completo