VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 5-18

Seleção e associação de cultivares de milho com Beauveria bassiana para o controle de Sitophilus zeamais (Coleoptera: Curculionidae)

Potrich, MicheleFrancisco Angeli Alves, LuisRamos Mertz, NatáliaKusumota Bonini, AndréiaRicardo Lozano da Silva, EvertonPaulo Calixto Marchese, Luiz

Este trabalho teve como objetivo associar estratégias de controle visando minimizar os danos provocados por Sitophilus zeamais em milho. Cultivares de milho resistentes e suscetíveis ao inseto foram submetidas aos testes com e sem chance de escolha. Posteriormente, as selecionadas foram associadas ao fungo Beauveria bassiana (isolados Unioeste 4 e Esalq 643), previa e posteriormente à infestação por S. zeamais. Verificou-se que a cultivar CD 3121 apresentou resistência, aumentando a duração do ciclo ovo-adulto, diminuindo o número de insetos emergidos e diminuindo a perda de peso dos grãos, e não-preferência para alimentação pelo inseto, ao contrário da cultivar CD 307. A associação mostrou-se positiva para o controle dos insetos, pois causou aumento na duração do ciclo ovo-adulto, diminuição no número de insetos emergidos, diminuição na porcentagem de grãos danificados e diminuição na perda de peso, tanto para a cultivar CD 3121 quanto para a cultivar CD 307, para ambos isolados. Contudo, a associação dos isolados com a cultivar CD 3121 foi mais efetiva para o controle de S. zeamais.

Texto completo