VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 847-858

Atributos da embalagem e intenção de compra de suco e néctar de laranja

Tostes Frata, Marcelade Toledo Benassi, Martade Paula Rodrigues, ValériaHelena Prudêncio, Sandra

Atributos de cinco embalagens comerciais de suco e néctar de laranja foram avaliados por meio das técnicas grupos de foco e análise conjunta. Foram levantados os atributos e níveis, marca (muito conhecida e menos conhecida), preço (alto e baixo), declarações (natural, sem conservantes, rico em vitamina C e sem informação) e tipo de bebida (suco e néctar), como relevantes na atitude de compra de consumidores. Elaboraram-se oito imagens de embalagens contendo diferentes combinações dos atributos levantados, obedecendo ao delineamento fatorial fracionado (24-1). As imagens foram avaliadas, quanto à intenção de compra, por 101 consumidores. Houve a segmentação dos consumidores em três grupos de acordo com a similaridade no comportamento de compra. O conhecimento prévio da marca, preço baixo e as declarações natural, sem conservantes e rico em vitamina C na face frontal da embalagem mostram-se importantes para a maior comercialização do produto.

Texto completo