VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 389-396

Influência do nível de irradiância no crescimento, produção e composição química do óleo essencial de hortelã-do-campo (Hyptis marrubioides Epl.)

de Fátima Sales, JulianaEduardo Brasil Pereira Pinto, JoséHenrique Ferri, PedroGuimarães Silva, FabianoBrom Aki de Oliveira, CarolinaPereira Botrel, Priscila

No presente trabalho avaliou-se o nível de irradiância de 20, 60 e 100% de luz natural no crescimento, teor e a composição do óleo essencial de hortelã-do-campo (Hyptis marrubioides). O experimento foi conduzido no delineamento inteiramente casualizado, com vinte e cinco repetições por tratamento. Após 132 dias de cultivo analisou-se o crescimento da planta, o teor e a composição do óleo essencial. Em 100% de irradiância as plantas apresentaram menor altura, quando comparado aos tratamentos sombreados. A relação ramo/folha foi maior no nível de irradiância de 20%. O número de ramos e o acúmulo de fitomassa foram maiores no nível de irradiância de 100%. O teor de óleo essencial não foi influenciado pelos níveis de irradiância, mas o rendimento foi maior quando cultivadas a 100% de irradiância. A composição química do óleo essencial não apresentou alterações com os diferentes níveis de irradiância, exceto para o iso-3-tujanol e ?-cadineno, que apresentaram maiores concentrações em plantas cultivadas respectivamente a 100 e 60% de irradiância. O componente majoritário do óleo essencial de H. marrubioides, independente dos níveis de irradiância foi o monoterpeno oxigenado cistujona (37,78%), seguido pelos hidrocarbonetos sesquiterpênicos (E)-cariofileno (14,93%), ?-copaeno (11,03%) e ?-muuroleno (9,60%).

Texto completo