VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 747-752

Inclusão de farinha de resíduos da indústria de filetagem de tilápias na alimentação de girinos de rã-touro (Rana Catesbeiana Shaw, 1802)

Stringuetta, Leonardo LuizBoscolo, Wilson RogérioFeiden, AldiSouza, Bruno Estevão deManske, CleitonOliveira, Cleverson Luiz de

Este experimento objetivou avaliar a inclusão da farinha de resíduos de filetagem de tilápias (FT) em rações para girinos de rã-touro (Rana Catesbeina Shaw,1802). Foram utilizados 250 girinos com peso e comprimento inicial de 0,18 ± 0,05g e 2,50 ± 0,18 cm, respectivamente, distribuídos em 25 aquários de 30L cada, em um delineamento inteiramente casualizado com cinco tratamentos e cinco repetições. Os girinos foram alimentados quatro vezes ao dia, com rações contendo 0, 5, 10, 15% de inclusão de FT e outra ração com 0% de FT suplementada com metionina sintética, sendo fornecidas quatro vezes ao dia a vontade. O período do experimento foi de 30 dias. As rações com inclusão de FT e suplementação demetionina não influenciaram nas médias de peso final, comprimento final, sobrevivência e conversão alimentar dos girinos de rã-touro. Pode-se utilizar até 15% de inclusão de FT na alimentação de girinos de rã-touro. A suplementação de metionina sintética em rações para girinos de rã-touro não é necessária em rações com níveis acima de 0,47% de metionina total.(AU)

Texto completo