Um novo paradigma para a aprendizagem da complexidade das relações água/solo/planta/atmosfera
Borsatto, Ricardo SerraFonte, Nilce Nazareno daWisniewski, CelinaAdão, Wellington CesarOttmann, Michelle Melissa Althaus
Este ensaio compartilha as dificuldades e os caminhos percorridos, dentro de uma disciplina de pósgraduação,quando utilizado um novo paradigma para o ensino-aprendizagem das diversas relaçõesnaturais existentes dentro de ecossistemas. Para tanto no decorrer deste ensaio é realizada umafundamentação teórica que visa evidenciar as carências do paradigma cartesiano na compreensão deecossistemas naturais, ao final são propostos novos caminhos para este ensino-aprendizagem, os quaissugerem uma visão e abordagem mais holística e sistêmica acerca dos ecossistemas naturais, de forma ademonstrar a complexidade das infinitas relações presentes nos mesmos. Por meio de leituras e discussõesde textos escritos por autores que alertam para a necessidade de haver uma nova maneira de se entenderos ecossistemas naturais e ainda por meio de uma visita a um ecossistema particular na Ilha do Mel, PR,os discentes realizaram trocas de percepções, aonde foi evidenciada a diferença de percepções de ummesmo ecossistema, e apesar disto todos estavam à sua maneira representando a realidade. Foi possívelentão, observar que os alunos despertaram para a importância e necessidade de haver uma novaabordagem não só de ecossistemas naturais, mas também do próprio mundo urbano no qual vivemos.
Texto completo