VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

Attraction of Bucephalogonia xanthophis (Hemiptera: Cicadellidae) to volatiles of its natural host Vernonia condensata (Asteraceae)

Maurício Simões Bento, JoséArab, AlbertoGrici Zacarin, GiulianoGustavo Corrêa Signoretti, AndréWilson Pereira da Silva, José

Os voláteis de plantas são sinais importantes para a orientação de insetos herbívoros. É possível que esses compostos indiquem que a planta é apropriada para alimentação e desenvolvimento larval, ou para agrupamento reprodutivo. Vernonia condensata (Asteraceae) atrai espécies de cigarrinhas, muitas delas vetores da clorose variegada dos citros (CVC). Neste trabalho, foi avaliado o papel dos voláteis de V. condensata na orientação de Bucephalogonia xanthophis (Hemiptera: Cicadellidae). Bioensaios em olfatômetro de quatro braços mostraram que somente os machos foram atraídos pelos voláteis das plantas hospedeiras Citrus sp. e V. condensata, sendo que os voláteis das folhas frescas de V. condensata induziram uma maior resposta quando comparada aos extratos hexânicos da planta. A possibilidade de usar os voláteis de V. condensata abre novas perspectivas para programas e alternativas para o manejo de pragas.

Texto completo