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Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

Crenças de estudantes de nutrição sobre informação e alegação nutricional em produtos alimentícios: uma aplicação da Teoria do Comportamento Planejado

Fraiz, Gabriela MacedoBertin, Renata LabroniciMedeiros, Caroline Opolski

O trabalho teve como objetivo identificar as crenças modais salientes comportamentais, normativas e de controle sobre o uso do rótulo nutricional de produtos alimentícios entre estudantes universitários. Em novembro de 2015, 19 estudantes de nutrição participaram de pesquisa qualitativa exploratória, que abordou conceitos da Teoria do Comportamento Planejado. Foram realizadas a análise de conteúdo de dois grupos focais e a análise estatística descritiva das variáveis quantitativas. Ambos os grupos focais mencionaram vantagens do uso de informações nutricionais, como auxílio na realização de escolhas de alimentos saudáveis. Uma desvantagem específica associada às alegações nutricionais mencionada, foi a influência desta na decisão de compra (crenças comportamentais). Os alunos mencionaram seus pais e irmãos como pessoas que aprovam o uso dessa informação, quando compram um produto (crenças normativas). Quanto às letras pequenas e à dificuldade de interpretar o tamanho das porções, na informação nutricional nos rótulos, foram fatores que poderiam dificultar o uso. Em relação às alegações nutricionais, por serem fáceis de ler, tenderam a estimular as decisões de compra (crenças de controle). Foram identificadas 11 crenças modais salientes, que podem explicar o comportamento dos participantes ao usar a informação e as alegações nutricionais.(AU)

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