VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 177-182

Influência de Saccharomycopsis schoenii e Saccharomycopsis crataegensis na produção de aflatoxinas B1 e G1 por Aspergillus parasiticus em amendoim (Arachis hypogaea L.)

Prado, Guilhermede Assis Souza, RobsonAndrea Drummond Morais, VanessaEugênia Gazzinelli Cruz Madeira, JovitaSilva de Oliveira, MarizeCaldeira de Andrade, MabelJosé de Godoy, IgnácioAugusto Rosa, CarlosCorrêa Junior, AryMucci Peluzio, JoenesSanzio Pimenta, Raphael

As aflatoxinas constituem o grupo de metabólitos secundários produzidos principalmente pelos Aspergillus flavus, A. parasiticus e A. nomius. Foi investigado o efeito isolado das leveduras Saccharomycopsis schoenii e S. crataegensis na produção de aflatoxinas B1 e G1 em amendoim, cultivar IAC Caiapó. As amostras de amendoim in natura e previamente autoclavadas foram inoculadas com A. parasiticus (1,6 x106 esporos.mL-1) e cultura das leveduras (1,6 x 108 células.mL-1), seguido de incubação a 25ºC durante sete dias. Foram realizados dois experimentos: no primeiro o fungo filamentoso e as leveduras foram inoculados simultaneamente. No segundo, a levedura foi inoculada 3 h antes da adição de fungo filamentoso. A quantificação das aflatoxinas foi executada por cromatografia em camada delgada. A produção das aflatoxinas B1 e G1 foi reduzida na presença das leveduras. A porcentagem de redução da concentração das aflatoxinas foi maior quando a suspensão do fungo foi adicionada 3 h após a inoculação da suspensão de leveduras. O decréscimo da concentração de aflatoxina B1 atingiu 89,3% e 82,6%, respectivamente na presença de S.schoenii e de S. crataegensis. Os níveis de aflatoxina G1 foram reduzidos em 91,2% na presença de S. schoenii e em 93,2% quando S. crataegensis foi inoculada.

Texto completo