VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 85-90

Influência da irradiação gama na produção de aflatoxina B1 e no crescimento de cepa toxigênica de Aspergillus flavus em amendoim (Arachis hypogaea L.)

Prado, GuilhermeP. Carvalho, ElianaS. Oliveira, MarizeE. C. M. Gazzinelli, JovitaD. Moraes, VanessaF. Corrêa, RicardoN. Cardoso, ValbertV. Soares, Thais

Foi verificado o efeito da irradiação gama (60Co), em diferentes doses, na destruição de cepa aflatoxigênica e na produção de aflatoxina B1 por Aspergillus flavus IMI 190443, em amendoim, cultivar Tatu Vermelho, safras 2001/2002 e 2002/2003. Foram feitos dois testes nas amostras, um deles envolvendo irradiação e posterior inoculação e outro, com inoculação antes da irradiação. A destruição do Aspergillus flavus IMI 190443, após irradiação, foi medida pela porcentagem de infecção fúngica, por meio da técnica do plaqueamento direto. A aflatoxina B1 foi extraída em mistura de metanol e KCl 4% (270 + 30, v/v), seguido de clarificação com CuSO4 10% e partição em clorofórmio. A quantificação foi executada por cromatografia em camada delgada, medindo-se a área das fluorescências de amostras e padrões em densitômetro a 366 nm. A inoculação de amendoim previamente irradiado, com cepa aflatoxigênica, provocou a formação de teores elevados de aflatoxina B1. Doses de irradiação gama de 25 e 30 kGy foram necessárias para a completa inativação de esporos.

Texto completo