VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 22-27

Mídias eletrônicas como metodologia ativa no ensino de anatomia veterinária

Fontanelli, Giovana Pires de CamposOrçati, Grazielle SaesMarin, Daniela SoaresTeixeira, Priscila Sayuri KavanoCiancio, RicardoUgolini, Roberto ViniciusFoz Filho, Roberto Pimenta de Páduados Santos, Flávio Augusto Marquesde Silvio, Maurício Melo

A busca de uma aprendizagem baseada no desenvolvimento de competências profissionais em um cenário globalizado e a maneira diversa de como o estudante reage aos diferentes métodos de instrução obrigam a universidade a promover transformações e inovações que auxiliem na formação de um profissional apto a desempenhar suas funções dentro de um cenário novo e competitivo. Este trabalho teve por objetivo a elaboração de material na área de Morfologia, como o body painting, imagens de modelos de animais de resina, jogos, quizzes, videoaulas e a associação da anatomia com a imagem radiográfica, para ser disponibilizado aos estudantes de Medicina Veterinária, através de mídia eletrônica. Resultados preliminares indicam que o material apresentado desta forma aumentou o interesse, estimulando o aprendizado integrado e participativo. A utilização de mídias eletrônicas aproxima o jovem de um ambiente conhecido e, portanto, oferece mais segurança e motivação ao estudante.(AU)

Texto completo