Microbiota oral de ratos e camundongos: estudo da prevalência de bactérias gram positivas

Yamamoto, VanessaGacek, Renaide Rodrigues Ferreira

Devido a potencialidade das bactérias presentes na microbiota normal dos modelos biológicos interferirem nos resultados experimentais, neste estudo foi analisada a prevalência da população de bactérias Gram positivas, em populações submetidas à mesma dieta e condições ambientais. Material e métodos: 30 ratos e 99 camundongos adultos foram recebidos no laboratório para controle sanitário de rotina; após o procedimento de eutanásia (300 mg/kg de cloridrato de cetamina/ 30 mg/kg de cloridrato de xilazina) a cavidade oral foi mantida aberta com o auxílio de pinças e o material foi coletado através de swabs nos dentes, pálato mole, pálato duro e embaixo da língua. Após incubaçãoem meios específicos, as colônias das bactérias Gram positivas e catalase positivas foram submetidas a provas bioquímicas para identificação do gênero e espécie desses microrganismos. Resultados e conclusão: A prevalência de bactérias Gram positivas na cavidade oral de ratos e camundongos foi, respectivamente para ratos e camundongos: 10% e 36,6% de Enterococcus faecalis (E); 6,6% e 10,1% de Staphylococcus simulans (S); 6,6% e 8,08% de S. capitis; 30% e 3,03% de S. aureus; 6,6% e 2,02% de S. lentus; sendo ainda isolados S. xylosus, Lactococcus lactis ssp., Aerococcus urinae, S. sciuri, S. haemolyticus, S. lentus, S. cohnii, S. sanguis, S. saprophyticus, S. auriculares, S. epidermidis, S. anginosus, Streptococcus sanguis, Leuconostoc citreum e E. faecium em porcentagens que variaram de 1 a 13%. CEUA Nº 0140/201.(AU)