VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 31-43

Influência de Furcraea foetida (L.) Haw. sobre a sobrevivência, crescimento e reprodução de Subulina octona (Brugüiére, 1789) (Mollusca, Subulinidae)

Nascimento, Carla Aparecida Azevedo doToledo, Antônio Marcos OliveiraAbreu, Paula Ferreira deBessa, Elisabeth Cristina de Almeida

Subulina octona é um molusco terrestre encontrado em jardins e culturas agrícolas, pode atuar comohospedeiro intermediário de helmintos e como vetor de vários patógenos. Furcraea foetida é uma planta naturalizada,muito usada para a ornamentação e cerca viva. Possui em seu metabolismo secundário saponinasesteroidais que são substâncias promissoras no controle de moluscos. O uso de moluscicidas de origem vegetaltem sido estudado para o controle de pragas, pois agridem menos o ambiente e ao homem, podendo ser uma alternativa menos tóxicas para o controle desses animais. O presente trabalho como objetivo avaliar a influênciade F. foetida sobre a sobrevivência, crescimento e reprodução de S. octona. Para avaliar o efeito do extratoaquoso da seiva de F. foetida, foram utilizados o teste de contato direto e contato indireto sobre ovos, jovense adultos de S. octona em condições de laboratório. A análise fitoquímica da seiva de F. foetida acusou a presençade saponina nas folhas. O extrato aquoso da seiva de F. foetida influenciou na sobrevivência e eclosão deovos no contato direto (sem substrato) e contato indireto (com substrato), por outro lado, não influenciou nocrescimento e na reprodução de S. octona. A mortalidade de jovens e adultos foi de 100% para os tratamentosdo experimento com contato direto e houve diferença significativa para os tratamentos do experimento comcontato indireto em relação ao controle branco e o negativo. Tornando a seiva de F. foetida, promissora para. (AU)

Texto completo