VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

Influência da densidade populacional sobre crescimento e fecundidade de Bulimulus tenuissimus (dOrbigny, 1835) (Mollusca, Bulimulidae)

Mara de Oliveira Meireles, LilianeCristina da Silva, LidianeOliveira Junqueira, FláviaFloriano Santos Lopes, JulianeCristina de Almeida Bessa, Elisabeth

A taxa de desenvolvimento de populações de moluscos terrestres sofre grande influência de diversos fatores, dos quais a temperatura, umidade e densidade populacional merecem destaque. Assim, objetivou-se com este trabalho comparar o crescimento e a fecundidade de Bulimulus tenuissimus mantidos em diferentes densidades populacionais (2, 6, 10, 16 e 18 moluscos/cm2), bem como a variação desses parâmetros durante as estações do ano (Primavera/Verão e Outono/Inverno). Verificou-se redução significativa na produção de ovos e no crescimento de acordo com a densidade, sendo esses menores em altas densidades. Já o tempo de incubação e eclodibilidade não apresentaram alterações. Porém, registrou-se maior tempo para incubação dos ovos no Outono/Inverno. Independentemente da condição de densidade populacional na qual os moluscos foram acondicionados, foi observado maior crescimento e maior fecundidade na Primavera/Verão, e consequentemente no período de maiores médias de temperatura e umidade. Os efeitos negativos da densidade populacional observados no estudo podem estar relacionados a fatores como competição intra-específica e ao acúmulo de excretas e metabólitos.

Texto completo