VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

Efeito da estação do ano, da idade, do método de contenção e da técnica cirúrgica na recuperação clínica e no ganho de peso de bovinos submetidos a orquiectomia.

A. F. Silva, L.R. Viana Filho, P.C. Verissimo, A.B. Silva, E.C. Silva, O.T. Pádua, J.E. Rabelo, R.R. Trindade, B.N. Sousa, J.

Resumo Avaliou-se nesse estudo o efeito do método de contenção, da técnica cirúrgica e da idade, sobre as complicações pós-operatórias e o ganho de peso de bovinos submetidos a duas técnicas de orquiectomia. Utilizou-se 240 bovinos, machos, mestiços (Zebu X Europeu) com idade entre 18 e 22 meses e peso médio de 300 kg, distribuídos ao acaso em oito grupos de 30 animais de acordo com a época de castração, idade, método de contenção e técnica cirúrgica empregada. Nos bovinos pertencentes aos Grupos I, II, III e IV realizou-se a orquiectomia utilizando duas incisões laterais longitudinais na bolsa testicular e a contenção em tronco. Na anestesia do cordão espermático utilizou-se lidocaína. Nos bovinos dos Grupos V, VI, VII e VIII removeu-se o ápice do escroto e os animais foram imobilizados em decúbito lateral direito. As orquiectomias nos animais dos Grupos I, II, V e VI, foram realizadas no mês de maio e as dos demais no mês de dezembro. As principais complicações observadas foram edema, miíases, retenção de coágulo, hemorragia e granuloma. A técnica de incisão lateral longitudinal no escroto associada ao método de contenção em tronco foi a que apresentou menor número de complicações pós-operatórias. O maior número de complicações foi constatado entre os animais castrados no mês de dezembro e submetidos à técnica de exerese d

Texto completo