VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

Análise econômica da terminação de cordeiros em condições de confinamento utilizando torta de licuri (Syagrus coronata(Mart.)Becc.)

Costa, Jonival BarretoOliveira, Ronaldo LopesSilva, Thadeu MarinielloRibeiro, Ossival LolatoRibeiro, Rebeca Dantas XavierPinto, Luis Fernando BatistaNascimento, Thiago Vinicius Costa

Objetivou-se determinar o impacto da inclusão datorta de licuri na dieta de cordeiros em terminação, mestiços de Santa Inês, com base na analise econômica.Utilizou-se 44 cordeiros, não-castrados, vacinados e vermifugados, com média de seis meses de idade e peso corporal médio de 21,2 kg ± 2,7 Kg. Os cordeiros foram alimentados com 40% feno de Tifton-85 e 60% de uma mistura concentrada composta por grão de milho moído, farelo de soja, premix mineral e inclusão de torta de licuri nos níveis 0; 8; 16 e 24% com base na matéria seca em substituição ao farelo de soja egrão de milho moído, com esses níveis constituindo os tratamentos, utilizando-se 11 cordeiros por tratamento em delineamento inteiramente casualizado. Os animais foram confinados por 70 dias. O menor custo operacional e consequente maior lucratividade quando se incluiu a torta de licuri até o nível de 24%. No entanto, a decisão de seu emprego na alimentação de cordeiros vai depender de seu custo no momento da utilização, considerando as possíveis variações de preços dos ingredientes utilizados para formulação das dietas e modelode produção da propriedade rural.(AU)

Texto completo