VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 518-529

Consumo, digestibilidade e parâmetros ruminais de machos Nelore não castrados suplementados com níveis crescentes de glicerina bruta em pastagens de “Brachiaria brizantha”

Possamai, Adriano JorgeZervoudakis, Joanis TilemahosHatamoto-Zervoudakis, Luciana KeikoBissi da Freiria, LucienSilva, Pedro Ivo José Lopes da RosaMelo, Alan Barbosa

Objetivou-se avaliar o efeito de níveis crescentes de glicerina bruta em suplementos múltiplos, sobre consumo, digestibilidade dos nutrientes, pH, nitrogênio amoniacal ruminal e glicose sérica. Foram utilizados cinco novilhos, Nelore (peso inicial de 480 kg ± 15), em pastejo de forragem tropical, em delineamento experimental Quadrado Latino 5X5. Os tratamentos utilizados foram controle (apenas suplementação mineral) e quatro níveis de glicerina bruta (0, 80, 160, 240 g/kg de suplemento). Não houve influencia do tipo de suplementação (P>0,05) para pH no tempo zero ou quatro horas após a suplementação. Os animais suplementados com níveis de glicerina bruta apresentaram maior N-NH3 (P>0,05) quatro horas após a suplementação, e o consumo de pasto não foi afetado (P>0,05), com incremento no consumo de matéria seca total (P<0,05), devido o aumento da digestibilidade da matéria orgânica (P<0,05). Os suplementos concentrados fornecidos na quantidade de 4 kg por animal a inclusão de glicerina bruta (240 g/kg de suplemento) não altera o consumo de pasto, suplemento e matéria orgânica digerida.(AU)

Texto completo