VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

Comparação de metodologias utilizadas na análise dos parâmetros sanguíneos e da proteína total de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus)

Soledade Peixoto PEREIRA, DeniseGUERRA-SANTOS, BartiraDuarte Costa de MEDEIROS, SileneCastelo Branco ALBINATI, RicardoConsuêlo Caribé AYRES, Maria

Resumo A hematologia em peixes contribui para a compreensão da fisiologia, relação filogenética, condições alimentares e outros parâmetros ecológicos. Este estudo comparou os efeitos dos anticoagulantes, ácido etilenodiaminotetraacético - EDTA e heparina, sobre os constituintes sanguíneos de tilápia do Nilo. Foram utilizados 25 animais com peso médio de 28,6 ± 13,0g para a colheita da amostra sanguínea e determinação do número de eritrócitos, concentração de hemoglobina, volume globular, proteínas totais, contagem total e diferencial de leucócitos e de trombócitos. Também foram comparadas algumas das técnicas utilizadas para a análise desses constituintes, como diluentes e corantes. Os dados foram submetidos à análise de variância, e comparados pelo teste de Wilcoxon (P>0,05%). Os anticoagulantes utilizados foram eficientes quanto à inibição da coagulação e da ocorrência de hemólise. Foram observadas diferenças no numero total de eritrócitos, tanto na comparação dos anticoagulantes como na comparação entre os diluentes utilizados (solução salina e Natt-Herrick). Além disso, foi encontrada diferença entre as técnicas utilizadas para análise da concentração de hemoglobina e, entre os corantes utilizados para preparo das extensões sanguíneas (Panótico rápido e Rosenfeld). Os resultados dessa pesquisa permitiram concluir que ambos os anticoagulantes são eficientes na preservação das características sanguíneas de tilápia do Nilo. Porém, a combinação do EDTA com o corante Rosenfeld apresentou melhores resultados na análise morfotintorial dos leucócitos, principalmente no que se refere à diferenciação celular.

Texto completo