VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 535-543

Balanço de minerais e desempenho em frangos de corte aos 21 dias de idade alimentados com rações contendo "Solanum malacoxylon"

Vieites, Flávio MedeirosAraújo, Gilson MendesVale, Patricia Azevedo Castelo Branco doSouza, Christiane SilvaNévoa, Marcelo LopesVargas Júnior, José Geraldo deNunes, Ricardo ViannaArruda, Nelson Vital Monteiro de

Estudou-se o desempenho produtivo e as quantidades de cálcio (Ca), fósforo (P), magnésio (Mg), potássio (K) e sódio (Na) nas excretas e carcaças de frangos de corte aos 21 dias de idade alimentados com adição de Solanum malacoxylon (SM) nas rações. Adotou-se delineamento inteiramente casualizado, com três tratamentos: 0,0, 2,5 e 5,0g de SM/kg de ração, sendo cinco repetições e quatro aves por unidade experimental. O uso de 5,0 g de SM/kg de ração reduziu o ganho de peso e piorou a conversão alimentar, embora o consumo não tenha sido influenciado. A inclusão da planta não afetou (p>0,05) os teores de cálcio, magnésio, potássio e sódio nas excretas e, consequentemente, na absorção desses minerais. A composição mineral das carcaças foi alterada, sendo as concentrações de Na, Mg e K, influenciadas. Recomenda-se a adição de até 2,5g de SM/kg de ração para frangos de corte até 21 dias de idade.(AU)

Texto completo