VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 223-231

Inclusão da farinha do mesocarpo de babaçu em rações de frangos de corte na fase de crescimento/terminação (22 a 42 dias)

da Cruz, Lilia Alvesde Siqueira, Jefferson CostaVaz, Roberta Gomes Marçal VieiraRodrigues, Kênia Ferreirada Silva, Mônica CalixtoFonseca, Flávia Luzia RodriguesParente, Iberê PereiraAlves, Carla FonsecaSilva, Ariane de Sousa Rodrigues

O trabalho foi desenvolvido com o objetivo de avaliar a viabilidade técnica e econômica da inclusão da farinha do mesocarpo do babaçu, em dietas de frangos de corte de 22 a 42 dias de idade. Foram utilizados 80 frangos de corte, machos, da linhagem Cobb 500® , distribuídos em delineamento experimental inteiramente casualizado com quatro tratamentos (0; 6; 12 e 18% de inclusão da farinha do mesocarpo de babaçu)e cinco repetições, sendo cada parcela experimental composta por 4 aves. Aos 42 dias de idade as aves e as rações experimentais foram pesadas para obtenção do desempenho (consumo de ração, ganho peso e conversão alimentar). O ganho de peso e oconsumo de ração foram afetados pelos tratamentos (P0,05).Foram observadas diferenças (P<0,05) no sangue para os níveis de albumina, onde a inclusão de 12% demonstrou menores níveis.O menor custo com alimentação por kg de GP foi obtido com a ração com 6% de inclusão da FMB, o que resultou na maior margem bruta. Concluiu-se que a farinha do mesocarpo do babaçu é técnica e economicamente viável em até 6% em rações para frangos de corte de 22 a 42 dias de idade.(AU)

Texto completo