VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

p. 149-159

Desempenho zootécnico de alevinos de tilápia do Nilo cultivados em um sistema de recirculação de água com a microalga "Spirulina platensis"

Coelho, Anderson Alan da CruzBezerra, João Henrique CavalcanteSilva, José William Alves daMoreira, Renato TeixeiraAlbuquerque, Leonardo Freitas Galvão deFarias, Wladimir Ronald Lobo

Objetivou-se com este estudo avaliar os parâmetros zootécnicos das tilápias do Nilo, qualidade de água, e taxa de remoção dos compostos nitrogenados pela microalga Spirulina platensis em um sistema fechado de circulação de água. O experimento foi realizado no Centro de Biotecnologia Aplicada a Aquicultura (CEBIAQUA) do Departamento de Engenharia de Pesca da Universidade Federal do Ceará. O cultivo das tilápias foi inteiramente casualisado e realizado em três tratamentos com quatro repetições nas densidades de 0,1; 0,15 e 0,20 alevinos L-1. As tilápias foram alimentadas ad libitum com ração comercial (0.8mm), contendo 55% de proteína bruta (PB), fornecida às 9h00min, 13h00min e 17h00min, sete dias por semana. Durante todo o experimento, a água e das culturas da tilápia do Nilo e da S. platensis foi recirculada, havendo apenas reposição de água por conta da evaporação. Os resultados mostraram que a densidade de estocagem mais eficiente para o cultivo das tilápias foi 0,10 alevinos L-1, uma vez que apresentou a menor taxa de conversão alimentar. Com relação à qualidade de água, os níveis de amônia (0,26 ± 0,03mg L-1), nitrato (2,55 ± 0,71) e nitrito (0,19 ± 0,01) permaneceram dentro dos valores aceitáveis para o cultivo da tilápia do Nilo. Além disso, foram reduzidos 95,57 ± 1,1% da amônia, 87,9 ± 4,4% de nitrato e 42,63 ± 8,5% de nitrito da água de cultivo dos peixes.(AU)

Texto completo