VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

Resposta superovulatória e viabilidade de embriões de doadoras Nelore submetidas a pré-tratamento com Somatotropina Recombinante Bovina (rbST)

Vieira Vasconcelos, LíviaFrancisco Campos Pereira, DaniloSoares Rodrigues, AlexandraChalhoub, MarcosVinícius Galvão Loiola, MarcusAssis Ferraz, PriscilaHenrique Araújo Andrade, Brunode Lisboa Ribeiro Filho, Antonio

Objetivou-se com este estudo avaliar a influência da associação de duas doses contínuas da Somatotropina Recombinante Bovina (rbST) a um protocolo de superovulação sobre a quantidade e a qualidade dos embriões produzidos, além da taxa de gestação de embriões provenientes de doadoras tratadas com a rbST. Foram usadas seis doadoras distribuídas em três tratamentos experimentais. O primeiro, tratamento I (TI), recebeu uma dose de 500mg de rbST no dia 0 do protocolo de sincronização da onda folicular; o segundo, tratamento II (TII), recebeu duas doses de 500mg rbST, a primeira dose 14 dias antes do início do protocolo e a outra no dia do início do protocolo e o terceiro, tratamento zero (T0), serviu de controle. As médias do número de estruturas colhidas, embriões viáveis, taxa de viabilidade, estádio de desenvolvimento e qualidade embrionária não diferiram estatisticamente entre os tratamentos. As taxas de gestação das receptoras foram: TI=55,0% (22/40), TII=60,0% (27/45) e T0=34,4% (11/32). Houve diferença significativa entre o T0 e TII. Conclui-se que a rbST melhorou as taxas de gestação de embriões provenientes de doadoras tratadas com rbST 14 dias antes do início do protocolo e no dia do início do tratamento.

Texto completo