VETINDEX

Periódicos Brasileiros em Medicina Veterinária e Zootecnia

Diferentes concentrações de benzilpenicilina benzatina no sêmen canino criopreservado em diluidor à base de água de coco na forma de pó (ACP-106®)

da Cunha Barbosa, ClaudiaLeão Hitzchky Madeira, VictorParente Jucá, RicardoCristina de Oliveira, ÂngelaCouto Uchoa, Danielde Queiroz Pinheiro, AdrianaDaniel Machado da Silva, Lúcia

Objetivou-se avaliar o efeito da adição de benzilpenicilina benzatina em diferentes concentrações, sobre a motilidade, morfologia e integridade funcional de membrana do espermatozoide, e o controle do crescimento bacteriano no sêmen canino criopreservado em ACP-106®. Foram utilizados treze ejaculados, avaliados e posteriormente divididos em quatro alíquotas. Cada alíquota foi diluída em ACP-106® com 20% de gema de ovo e quatro concentrações de benzilpenicilina benzatina, de maneira a formar os quatro grupos experimentais: G0 (diluído sem antibiótico); G500 (com 500UI/mL); G1000 (com 1000UI/mL); e G1500 (com 1500UI/mL). Em seguida, as amostras foram congeladas e armazenadas em nitrogênio líquido. Após cerca de uma semana, foram descongeladas e submetidas à avaliação espermática e microbiológica. Nenhuma diferença foi observada entre os grupos após descongelação, com relação aos parâmetros seminais avaliados de morfologia, acrossoma intacto e percentual de espermatozoides vivos, bem como para ao número de UFC/L. Na avaliação computadorizada, também não foi evidenciada diferença entre os grupos para todos os parâmetros avaliados. Conclui-se que a benzilpenicilina benzatina quando adicionada ao ACP-106® não controla o crescimento bacteriano e não influencia a qualidade espermática após a criopreservação do sêmen canino.

Texto completo